Avalie esse destino:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até agora, vote!)
Loading ... Loading ...

Quem visita Curitiba não dá para deixar de seguir até o litoral do estado e conhecer Antonina e Morretes, duas cidades históricas do estado com um antigo e revitalizado centro histórico. Já escolheu um dos Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina para se hospedar? Pois chegar até os locais é simples!

Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina

É possível seguir de ônibus com a viação Graciosa, que sai da rodoviária da capital e tem vários horários. Para quem deseja descer a Serra do Mar de carro o caminho é pela BR-101 e BR-277.

Morretes e Antonina também estão muito próximas de Paranaguá, onde há um dos maiores portos de carga do país. E quem tem mais tempo para admirar as belezas da Mata Atlântica pode aproveitar e descer a serra de carro pela Estrada da Graciosa. São cerca de 30 quilômetros de muitas curvas, mas com imagens maravilhosas da mata e dos morros que cercam a região.

A estrada é de paralelepípedos e exige atenção redobrada, mas vale a pena para ficar mais próximo da natureza e da maior faixa contínua de Mata Atlântica do país. A Estrada da Graciosa existe desde 1873 e era o caminho usado antes da construção da rodovia para chegar até as cidades do litoral do estado.

Barreado e bala de banana: gastronomia típica da região de Morretes e Antonina

Além disso, é em Morretes que se come o tradicional Barreado, um prato típico do litoral do estado. Para que o prato fique pronto é preciso que a carne seja cozida em panela de barro por pelo menos três horas. Normalmente se come o barreado com farinha e banana.

Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina

Morretes e Antonina também são famosas pela bala de banana. Quem passa pela feirinha de produtos artesanais não pode deixar de comprar um pacotinho de balas.

Para viajar para o litoral do Paraná também é possível usar o trem. A estrada de ferro usada para o turismo liga Morretes a Curitiba e é administrada pela ALL (América Latina Logística). Ao todo são 110 quilômetros de passeio que corta a região de mata e de serra, passando por túneis e pontes.

A estrada de ferro existe desde 1890 e atualmente é usada somente para o turismo. Os passeios acontecem nos finais de semana e há vários tipos de vagões: os mais econômicos, o turístico e a litorina, que é o mais luxuoso de todos.

Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina

Morretes foi fundada em 1733 pelos jesuítas e está localizada na baía de Paranaguá. A cidade é bastante quente e úmida em quase todo o ano. Para quem chega à cidade, o centro histórico é visível com as casas antigas e os espaços culturais com museus e lojinhas de artesanato.

E para quem gosta de esportes radicais aliados à natureza nos arredores da cidade há trilhas na Serra do Mar, trekking  e passeio de boia pelo rio Nhundiaquara, que corta a cidade e o centro histórico, tendo vários restaurantes nas margens.

Seguindo o típico espaço de Morretes, Antonina também tem um bonito centro histórico que é o cartão de visita da cidade. Antonina também fica de frente para o mar e atrás está a Serra do Mar.

Quase toda a cidade tem calçamento de pedras e o centro histórico é bastante colorido com as casas e sobrados pintados. Em Antonina também é possível conhecer o antigo porto que era usado como forma de escoamento da erva-mate produzida no Paraná no século XIX.

Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina

Em Antonina também há um cenário natural nos arredores da pequena cidade como possibilidade de trilha e rafting pelo Rio cachoeira. O passeio tem duração de uma hora e são quase três quilômetros percorridos.

Na cidade também está a Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, que pode ser visitada pelos turistas. Aos aventureiros que gostam de escalada, o Pico do Paraná, o mais alto do estado com 1962 metros, fica na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul.

Hotéis e Pousadas em Morretes e Antonina

  • Camboa Capela Hotel
  • Dona Laura Pousada
  • The Living Room Pousada
  • Pousada Itupava
  • Chácara Por do Sol
Avalie esse destino:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até agora, vote!)
Loading ... Loading ...