Avalie esse destino:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Booking

Pirenópolis tem uma história bastante peculiar e importante para Goiás. A cidade é antiga e foi fundada em 1727 por um grupo de garimpeiros que povoaram a região com a intenção de descobrir novas jazidas de ouro no local.  Hoje a cidade conta com um bom número de turistas que ano após ano movimentam os hotéis e pousadas em Pirenópolis buscando conhecer as belezas da histórica cidade

Pirenópolis

Melhores Hotéis e Pousadas em Pirenópolis com Preços e Fotos

Dica: Use a pesquisa abaixo para encontrar os melhores Hotéis e Pousadas em Pirenópolis com o menor preço do momento. Vale a pena pesquisar!

Atualizado: Que sorte! Te daremos 15% de desconto se você pesquisar e fechar sua estadia hoje!

A cidade teve quase que basicamente seu crescimento sustentado pela exploração das jazidas, no entanto, em função disso, passou a ser uma cidade com um grande número de escravos e índios, sendo que era muito comum a presença de conflitos em Pirenópolis.

Todo o ouro explorado era levado para outras cidades por meio da Estrada do Norte que passava na região. Na sequência, com as famílias que foram se formando, nasce o centro urbano da cidade.

Pirenópolis cresceu ao redor da igreja do Bonfim e também da igreja do Carmo. Muitas casas foram sendo construídas ao redor das igrejas, tornando o local mais povoado e dando início a formação urbana da cidade de Pirenópolis.  Dessa forma, por ser uma cidade antiga, o local tem uma rica história contada por meio dos museus e da arquitetura.

Igreja Catedral Pirenópolis

Embora na metade do século XVIII tenha havido a crise da exploração do ouro, logo no começo de 1800 começa então um novo ramo econômico em Pirenópolis: a agricultura.

Criava-se algodão e investia-se também na pecuária. A história do ouro foi ficando para trás. Dessa forma, a cidade foi crescendo e formando um grande centro urbano, recebendo seu nome definitivo somente em 1980. A origem é justamente na Serra dos Pireneus, que fica ao lado da cidade.

Em função de toda essa rica história cultural e econômica, a cidade foi tombada em 1988 sendo considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) patrimônio histórico brasileiro.

Cachoeira Pirenópolis

A cidade também atende pelos nomes de Capital da Prata e Atenas de Goiás. A cultura da região é baseada atualmente no turismo e no artesanato, pois em função das riquezas históricas passou a ser muito procurada pelos turistas que gostam de conhecer um pouco do processo de colonização, industrialização e modernização do país.

Para chegar a Pirinópolis é possível fazer vários trajetos de diferentes maneiras. Quem vem de outros estados pode seguir de avião até o aeroporto de Brasília e seguir de carro ou ônibus até Pirenópolis. São cerca de três horas de viagem de ônibus, toda a estrada que liga as duas cidades tem asfalto e está bem conservada.

Os ônibus que circulam na região são bons e confortáveis. As empresas que fazem a rota é a Viação Goianésia e a Santo Antonio.  Quem sai de Goiânia, que também tem aeroporto, pode seguir de carro ou ônibus, sendo que a viagem tem duração de duas horas. A empresa que faz o trajeto é a Viação Goianésia . Como a cidade é pequena e tem em torno de 20 mil habitantes, é possível circular a pé pelos vários lugares.

Construção Casa Histórica Pirenópolis

O município possui, além do grande centro histórico, diversos outros atrativos como cachoeiras, passeios de ecoturismo, esporte de aventura, feiras, festas, teatros, apresentações folclóricas em datas comemorativas e muitas outras atrações.

Pirenópolis tem ainda muitos restaurantes, cafés e casas de artesanato com diversos produtos para os turistas. Entre os lugares mais procurados estão as cachoeiras. Elas são conhecidas em todo o mundo pela quantidade existente na região.

Os turistas que gostam desse tipo de atração podem aproveitar o dia para visitar as cachoeiras e curtir a natureza. Há muitos esportes radicais para quem quer aventura e emoção na viagem. Entre os mais procurados está o rappel, o trekking e as corridas de bicicleta.

Há também uma enorme tirolesa que termina com a queda em um lago. Há instrutores para auxiliar os visitantes que não estão acostumados com o esporte. Há inclusive equipamentos de segurança que são vistoriados para manter o bem estar dos turistas.

Pirenópolis Cachoeira

Pirenópolis possui uma grande rede de hotéis, sendo que eles são dos mais variados atendendo a todos os gostos e orçamentos, pois é possível escolher um hotel mais caro ou mais barato conforme os itens disponíveis.

Hotéis e Pousadas em Pirenópolis

  • Pousada Recanto
  • Pousada Maria Tereza
  • Pousada Pequizeiro
  • Pousada Cavalhadas

Avalie esse destino:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...